Avenida dos Autonomistas: Um tesouro esquecido

Osasco
A Avenida dos Autonomistas é a maior Avenida arterial de Osasco, com seus 7 km de extensão, corta a cidade de ponta a ponta, passando pelos bairros Vila Yara, Vila Campesina, Centro, Bela Vista, Km 18 e Quitaúna. A via é utilizada por muitas pessoas que desejam ir para São Paulo, ou adentrar nas demais cidades da Região Metropolitana Oeste da Capital Paulista.

Antes de Osasco ser emancipada, a Autonomistas fazia parte da antiga estrada São Paulo - Itu, que começava originalmente na antiga ponte do Rio Pinheiros e terminava no Continental (atual bairro osasquense). Após a emancipação, a Avenida foi denominada de tal forma para homenagear o movimento dos emancipadores (denominado "Movimento dos Autonomistas"), que usaram essa via como ponto de partida para uma carreata que terminou no Vale do Anhangabaú, pressionando o Governo do Estado de São Paulo a aceitar a emancipação do então Sub distrito de Osasco. 


Osasco
A dinâmica de Osasco gira em torno dessa Avenida, nela temos três Estações da CPTM, Quartel de Quitaúna, grandes redes de hipermercados como Walmart e Carrefour, dois Terminais de ônibus, um em cada ponta (Terminal Luiz Bortolosso e Terminal Vila Yara), o Teatro Municipal, Câmara dos Vereadores, duas redes grandes de Hotel e outros serviços que sempre se mostraram essenciais para o dia a dia do osasquense. Porém, com o tempo as administrações públicas foram esquecendo a importância da Avenida e acabaram abandonando-a. Atualmente, em todo o seu percurso há calçadas quebradas, locais mal iluminados, asfalto ruim, pontos de ônibus precários e canteiros centrais deteriorados, pois a sua ultima grande revitalização foi na gestão do ex-prefeito Francisco Rossi.


Osasco
A Autonomistas precisa recuperar a sua essência, retomar o seu passado no auge da explosão industrial que houve em Osasco, a Avenida precisa ser revitalizada, precisa voltar à vida! Nunca é tarde para trazer um local com potencial de volta a ativa. Com apoios fiscais, a Avenida pode se tornar um dos pontos mais atrativos para grandes empresas e comércios de toda a Região Oeste da Grande São Paulo. Mas isso vai além da vontade da população, o destino da Avenida que foi o ponto mais importante da região de Osasco está nas mãos de quem trabalha na Prefeitura. E nós, cidadãos de Osasco, realmente esperamos ver esse querido local renascer das cinzas, não só a Avenida dos Autonomistas, como toda a cidade de Osasco.

Postagens mais visitadas deste blog

Manual para se entender um osasquense

O extremo potencial turístico de Osasco

E se a Zona Norte de Osasco virasse mesmo uma cidade?